O que faz um Gestor Escolar?

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Escola organizada, assiduidade, infraestrutura, manutenção, funcionários trabalhando a todo vapor e todas as responsabilidades em dia. Resultado: alunos aprendendo. Este sucesso só é alcançado com o trabalho de um Gestor Escolar. Sem ele, a base desse desenvolvimento ficará comprometida.
O gestor escolar aparece como o instrumento de articulação entre os setores contidos no ambiente escolar. Ele está inserido no processo de construção e estruturação do aprendizado, desempenhando funções como: orientação e supervisão escolar, planejamento, controle de recursos humanos, e a relação pais, alunos e comunidade, abrindo um canal claro de diálogo entre partes. Todas essas funções estão inseridas dentro de um Plano de Gestão Escolar.

Mesmo não lidando diariamente com a sala de aula como o professor, o gestor, também chamado de diretor precisa realizar uma Gestão Pedagógica Escolar. Para o sucesso desta gestão é necessário dedicação na gestão pedagógica administrativa. Esta última cuida com os recursos físicos, financeiros e materiais que envolvem a instituição, de modo que, todos esses sejam bem utilizados. Além disso, deve verificar a necessidade de reposições de alimento, garantir o cumprimento de leis e diretrizes do ensino e fazer o uso de tecnologias disponíveis para ampliar o conhecimento.

Não menos importante que a Gestão Pedagógica Escolar, a gestão pedagógica financeira precisa ser bem administrada. Nesse quesito, o gestor precisa: calcular gastos, organizar fluxo de caixa, organizar pagamento de mensalidade, e ainda, prestar contas e dar retorno sobre os gastos. Outra gestão importante é a gestão de recursos humanos. Seu principal objetivo é facilitar o relacionamento entre os funcionários e mantê-los engajados no ensino.
Já a gestão da comunicação está relacionada com a de Recursos Humanos. Sem a motivação dos professores e colaboradores a comunicação fica comprometida. A gestão nesta área fica, não só, a cargo do gestor escolar, mas todas as tarefas das partes envolvidas influenciam na vida de todos.  As informações sobre calendário de provas, tarefa dos alunos, atividades da instituição e extraclasse são desempenhados nesta gestão.

Cumprindo bem o seu papel, o gestor terá sucesso em sua carreira profissional, mesmo diante de atividades que parecem difíceis e complexas. Outro ponto que merece destaque e que influencia diretamente na produção e desenvolvimento das atividades é o tempo. Para isso, a Gestão de Tempo e eficiência é trabalhada pelo gestor de modo a aproveitar melhor o tempo de trabalho, priorizar tarefas e cumprir prazos.

Se o gestor cumpre seu trabalho sem medir esforços, não há dúvidas que a instituição ou curso, bem como, todos participantes sairão ganhando. Os resultados serão vistos na qualidade do ensino, redução da inadimplência, prevenção de evasão, redução da indisciplina, motivação, pais e alunos engajados.

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